A conta de luz do seu condomínio veio alta? Saiba como economizar

As contas de energia elétrica aumentaram significativamente nos últimos meses, isso por causa da escassez de água que resultou no aumento na produção da energia. Tal acontecimento  faz com que pensemos em economizar energia.

 

Para os condomínios, o aumento na conta de luz mexe diretamente no orçamento, já que, para bancar o aumento da conta de energia, muitas vezes é necessário o aumento da taxa do condomínio ou mexer no valor de fundo de caixa, o que não é uma alternativa muito inteligente.

 

Algumas medidas podem ser tomadas afim de economizar energia e conseguir uma conta mais barata. Uma  ótima dica é trocar as lâmpadas comuns ou fluorescentes por lâmpadas de Led. Estas lâmpadas podem economizar em média 90%, se comparada às lâmpadas incandescentes, aquelas antigas lâmpadas que começaram a sair do mercado no ano de 2010. Além de garantirem economia, as lampadas de Led tem um design mais bonito, o que valoriza mais as áreas comuns do condomínio e ainda tem a vantagem da durabilidade, cerca de 13 anos.

 

Outra forma de se economizar energia seria colocar sensor de movimento nos corredores e estacionamento, assim as lâmpadas acenderão somente quando houver a presença de alguém.

 

Utilizar cores claras nas paredes dos corredores também é uma boa ideia, pois as cores claras dispersam melhor a luz, contribuindo por uma iluminação melhor.

 

Além disso, trocar os difusores transparentes amarelados ou opacos por difusores de acrílico claro, também ajudarão na melhor distribuição da luz. Antes de escolher os novos difusores, veja se estes possuem boas propriedades contra amarelamento.

 

Se o prédio possuir mais de um elevador, veja se há possibilidade dos elevadores atenderem somente andares ímpares ou somente andares pares. Outro fator relevante é andar com o peso permitido pelo elevador, do contrário, será gasto mais energia.

Em tempos de crise, toda economia é valida. Pequenas mudanças contribuem para a economia de energia e todos todos saem ganhando, o condominio, que pode pagar contas mais baixas e o meio ambiente.]

 

Essa é mais uma dica da Roche para você!

 

Referências:

Imagem  adaptada da releitura da obra O grito de Edvard Munch, feita pelo chargista Gary Brookins.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *