Administração de condomínios: o que é e que serviços presta

administração de condomínios

A boa administração de condomínios é um serviço essencial e deve ser conduzida de forma que trate dos interesses da instituição, levando mais qualidade de vida aos condôminos.

Com cada vez mais pessoas dividindo suas vidas dentro de um edifício ou de um condomínio horizontal, é natural que as demandas da administração sejam cada vez maiores.

É por isso que muitos condomínios optam por ter consigo os serviços de uma administradora, delegando a ela a função de cuidar da parte mais burocrática do local em que vivem.

A contratação de uma administradora de condomínios leva à instituição mais profissionalismo e uma forma mais eficaz de lidar com as suas burocracias.

Embora, para muitos, seja um passo bastante difícil substituir o síndico-morador por um síndico profissional, essa decisão pode levar muitos benefícios ao condomínio.

Quer saber mais quais são eles? Entre em contato agora e tenha o melhor para o seu condomínio!

 

O que é a administração de condomínios?

A administração de condomínios é um processo que envolve o planejamento e a aplicação dos recursos orçamentários da instituição.

Quando a administração é realizada de forma responsável e alinhada aos interesses do condomínio, o que temos como resultado é, justamente, a qualidade de vida dos condôminos.

Essa qualidade de vida é conquistada através de benfeitorias e melhorias organizadas pela administração de condomínios.

Para que isso se dê, é imprescindível que o administrador conheça e faça cumprir tanto a convenção do condomínio quanto o seu regimento.

Por que contratar uma administradora de condomínios?

Por que contratar uma administradora de condomínios?

A administradora de condomínios tem um papel fundamental dentro da instituição.

Quando ela pode realizar seu bom trabalho, libera o síndico para funções que se relacionam diretamente à vida cotidiana do condomínio.

Contratar uma empresa administradora de condomínios é essencial para que os recursos financeiros alcancem suas melhores destinações, deixando com o síndico o trabalho de fazer a gestão humana do condomínio.

O trabalho da administradora envolve alocar de forma mais dinâmica os recursos financeiros da instituição, aplicando-os de forma a garantir que se cumpra também toda convenção condominial.

Portanto, devemos procurar os serviços da uma administradora de condomínios quando, coletivamente, decidirmos que é o momento de melhorar as finanças da instituição, dinamizando e aplicando de forma profissional seus recursos.

É assim que, certamente, atingimos melhor qualidade de vida para todos os condôminos, buscando sempre garantir melhorias no condomínio que possam ter um impacto positivo sobre os moradores.

Qual o papel de um síndico profissional?

Qual o papel de um síndico profissional?

Apenas no Brasil, 68 milhões de pessoas, estima-se, moram em condomínios.

Diante disso, é esperado que novas profissões surjam para atender às demandas que todas essas pessoas, conjuntamente, geram.

Assim, criou-se a profissão de síndico, que é, necessariamente, o profissional responsável por gerir um condomínio.

A sua principal função é fazer-se cumprir todos os ordenamentos do condomínio, sobretudo sua convenção e seu regimento interno.

O Código Civil, em seu artigo 1.348 determina que o síndico não precisa, necessariamente, morar no condomínio em que atua.

Assim, com a profissionalização do síndico, entende-se também que quem ocupará o cargo tem qualificação para tal cargo.

Isso, portanto, faz com que encontremos maior segurança em relação ao cumprimento de suas funções, garantindo melhores serviços para o condomínio.

Outro fator que também pode ser decisivo para fechar de vez um contrato com uma boa empresa administradora de condomínios é o fato de que a prestação de contas também se dá por via de termo de contrato.

Assim, é notável que todos os moradores, independente da unidade e da ocasião, terão  acesso às contas do condomínio de forma clara e rápida.

Quais os serviços prestados por uma administradora de condomínios?

Os serviços que se espera que sejam prestados por uma administradora de condomínios estão presentes em três esferas: a gestão financeira, a gestão de pessoal e a gestão administrativa.

 

  • Gestão financeira

 

Tange ao gerenciamento de todos os recursos financeiros do condomínio, sobretudo ao controle de contas e investimentos.

Para uma boa gestão financeira, é fundamental que a administradora tenha sempre sob controle a forma com que os recursos são aplicados, a depender dos seus rendimentos.

Em relação à gestão financeira, é essencial ressaltar que todos os demais serviços impactam sob ela de maneira positiva ou negativa.

  • Gestão de pessoal

  • Gestão de pessoal

 

É também uma das funções da administradora zelar para que os rendimentos dos colaboradores do condomínio sejam sempre pagos, da forma devida.

A organização em relação ao cumprimento da folha de pagamentos assegura o condomínio juridicamente, além de ser uma boa prática financeira.

 

  • Gestão administrativa

 

A gestão administrativa envolve o trabalho de organização do condomínio, como um todo.

Tanto em sua documentação quanto em relação ao bom relacionamento com os moradores, é função do síndico profissional garantir seu pleno e bom gerenciamento.

 

  • Planejamento, organização e controle

 

Em relação a essas demandas do síndico, é essencial observar que elas estão profundamente interligadas e se referem, necessariamente, a uma boa prática de gestão.

Planejamento e organização estão intimamente associados, sobretudo porque requerem que o síndico esteja atento às necessidades do seu condomínio e se organize sempre para que elas possam ser atendidas.

Por fim, o controle também tem a ver com a gestão, porque é essa demanda que determina quando e como os recursos serão alocados para o melhor atendimento das necessidades do condomínio.

Como uma consultoria pode ajudar a administração de condomínios

Como uma consultoria pode ajudar a administração de condomínios

Uma consultoria, por ter acumulado diversas experiências profissionais, com vários tipos de condomínios, pode atender nossa instituição de forma muito eficiente.

Isso se comprova quando observamos que, através dela e de seus contratos, tudo é melhor executado quando se refere à prestação de serviços.

Sobretudo, sentimos esse impacto positivo porque se trata de uma administração profissional, dotada de um maior respaldo, portanto, em seu trabalho.

A Roche conta com 15 anos de experiência prestando consultoria a condomínios de Montes Claros e Belo Horizonte.

Para ter a Roche como sua parceira em seu condomínio, conheça nossa consultoria terceirizada e soluções em mão de obra.

É a melhor forma de garantir o melhor serviço pelo valor que mais se adequar à realidade do seu condomínio e às suas necessidades!