Como fazer Iogurte natural caseiro

Como fazer Iogurte natural caseiro

Como fazer Iogurte natural caseiro que assim como outros produtos fermentados, contêm probióticos, que são micro-organismos vivos. Estas bactérias ajudam a melhorar a função digestiva e o sistema imunológico, além de muitos outros benefícios para a saúde.

Vale a pena aprender como fazer iogurte natural caseiro, essa versão de iogurte natural é uma das mais simples, porém tão deliciosa quanto as outras!

 

O iogurte natural caseiro é uma das versões mais simples e saborosas do produto, podendo ser feito com ingredientes que são adquiridos por um valor em conta e que mantém a sua eficácia em relação aos benefícios que proporcionam ao organismo humano.

Para fazer o iogurte natural caseiro você vai precisar dos seguintes ingredientes:

mel de abelhas;

1 copo de iogurte integral de qualquer marca;

1 litro de leite longa vida integral;

2 vidros vazios de maionese limpos e com tampa;

água;

Como Fazer o Iogurte Natural Caseiro:

Para fazer o iogurte natural caseiro inicie pela esterilização dos vidros vazios de maionese. Portanto, coloque a água em uma chaleira, leve ao fogo e deixe ferver. Quando isso acontecer, despeje a água nos vidros, deixe por aproximadamente 5 minutos e posteriormente os esvazie. Na sequência, pegue o iogurte integral e coloque uma metade em cada pote.

Complete as metades de cada pote com o leite integral, enchendo até alcançar a rosca da borda, é importante respeitar este espaço, pois o conteúdo irá fermentar e aumentar de tamanho, devendo ter para “onde crescer”, do contrário a tendência é que haja vazamentos ou o seu sabor seja alterado. Em seguida, com uma colher limpa mexa bem a mistura até o fundo. Tampe as vasilhas e deixando-as bem vedadas.

Como fazer Iogurte natural caseiroNa próxima etapa leve os recipientes fechados para a geladeira, deixando descansar por 24 horas. Se o ambiente da sua casa tem temperatura acima de 20°C e é bem iluminado, o ideal é que depois que forem retirados da geladeira, os potes sejam cobertos com um pano para conservar a temperatura, aguardando mais 4 horas para o fortalecimento da fermentação.

Depois das horas aguardadas abra os potes para verificar qual é a consistência do iogurte, que deve estar mais densa. Para finalizar pegue o mel e misture com uma colher juntamente com os iogurtes de cada recipiente. Porém, não exagere no mel para não adoçar demais. Os potes devem ser mantidos na geladeira até o conteúdo ser totalmente consumido. Saúde!

Como fazer Iogurte natural caseiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *