Como funciona um condomínio fechado: vantagens e regras

Como funciona um condomínio fechado

Saber como funciona um condomínio fechado é o primeiro passo para viver bem, administrá-lo bem e melhorá-lo constantemente!

Somente em 2019, na cidade de São Paulo, o número de lançamentos de condomínios fechados cresceu 50% em relação ao ano anterior.

Com consumidores cada vez mais atraídos por essa forma de viver e morar, é essencial saber exatamente como funciona um condomínio fechado.

Assim, sem surpresas, será possível viver bem compartilhando o espaço com outras famílias e contribuindo para a formação de um ambiente cada vez melhor para todos!

E, justamente, para que as pessoas possam viver de forma mais confortável, um dos principais instrumentos do condomínio é o regimento interno. Entenda como funciona o regimento interno de um condomínio!

Como funciona um condomínio fechado

Os condomínios fechados formam um conceito novo de viver e de morar.

Eles reúnem, cada vez mais, famílias que querem desfrutar de conforto e segurança, compartilhando, sobretudo, os custos para a manutenção de uma vida mais tranquila, ainda que dentro de uma grande cidade.

No entanto, para que essa convivência seja pacífica, algumas regras são mais do que necessárias, mediando a vida em comum.

Esse conjunto de regras pode ser encontrado nos documentos internos do condomínio, que são criados, idealmente, em conjunto por todos os condôminos.

Para alguns, isso pode significar uma grande vantagem.

Já, para outras pessoas, o excesso de regras pode causar mais transtornos, dando a sensação de uma vida sem tanta liberdade.

Condomínio fechado: vantagens e desvantagens

Controle do acesso de visitantesViver com tantas pessoas, para muitas pessoas, pode significar algumas grandes vantagens, sobretudo em relação ao convívio e a divisão de custos.

Já, para outras, o regramento pode ser um verdadeiro terror, embora seja tão necessário.

Conheça as vantagens e as desvantagens e um pouco mais sobre como funciona um condomínio fechado!

Vantagens

  • Redução do custo de vida

Uma das principais vantagens sobre como funciona um condomínio fechado é, justamente, em relação à redução do custo de vida.

Em um condomínio fechado não é incomum a presença de piscinas, espaço kids, quadras esportivas e outras atrações que valorizam o ambiente.

Para uma família bancar os custos de manutenção de todos esses espaços sozinha, certamente, é inviável.

Em um condomínio fechado, com os custos divididos, todos podem usufruir dessas comodidades sem que pese no bolso individualmente.

  • Segurança

Outra vantagem indiscutível da vivência em condomínio é, sem dúvida, a segurança que os condomínios fechados oferecem às famílias.

Com portaria 24 horas, com sistema de segurança e vigilância, as famílias podem desfrutar de uma vida mais tranquila.

  • Convivência

As crianças que vivem em um condomínio fechado podem conviver com muito mais tranquilidade com seus vizinhos.

Isso se reflete, essencialmente, na sensação de segurança que as famílias desfrutam, permitindo que todos possam brincar juntos.

Desvantagens

Desvantagens do condomínio fechado

  • Falta de privacidade

Como as casas costumam ser muito próximas, é natural que as famílias sintam-se mais privadas de sua estimada privacidade.

No entanto, esse sentimento é comum a todas às famílias, que, certamente, estarão mais preocupadas em manter sua própria individualidade do que com os demais vizinhos.

  • Custo de vida alto

Alguns condomínios podem oferecer um custo de vida bastante elevado.

No entanto, isso é facilmente relativizado ao observarmos a quantidade de benefícios que podemos encontrar ao vivermos em um condomínio fechado.

Sobretudo quando observamos que os valores de manutenção dos espaços podem ter custos muito elevados quando custeados individualmente por uma família.

Quais as principais regras de um condomínio fechado

Quem é o responsável por garantir que os profissionais estejam utilizando os EPIs para serviços de limpeza corretos?

As regras de um condomínio fechado podem ser facilmente encontradas nas documentações da instituição, como o regimento interno e a convenção condominial.

O regimento interno especifica regras de convivência entre os moradores, enquanto a convenção tem por objetivo fundamentar as principais finalidades do condomínio.

Assim, para conhecer as regras do condomínio em que você vive, é essencial ler e discutir sempre que necessário em assembleia melhorias ao regimento, que é um documento que deve ser construindo coletivamente.

Lá, regras em relação ao uso das benfeitorias do condomínio podem ser encontradas, bem como as principais questões referentes ao convívio.

É importante frisar que o regimento do condomínio e a convenção sempre devem ser discutidos e melhorados.

São documentos, afinal, que não estão parados no tempo e que devem se movimentar junto do condomínio.

Assim, propor discussões para que ele esteja atualizado aos hábitos da maior parte dos moradores é não só saudável como recomendado a todo e qualquer tipo de condomínio.

Qual a diferença entre condomínio e loteamento fechado?

  • Condomínio fechado

Quando adquirimos um terreno ou mesmo uma casa em um condomínio fechado, compramos uma parte do condomínio em si.

Além do terreno, ou da unidade, compramos também o direito de usufruirmos de todas as áreas comuns do empreendimento habitacional, em comunidade com nossos vizinhos.

Em um condomínio fechado a área é totalmente privativa. Portanto, há um rigoroso controle de quem entra no ambiente.

Somente moradores e pessoas autorizadas por eles podem entrar na região de um condomínio fechado.

  • Loteamento fechado

O loteamento fechado é diferente conceitualmente do condomínio fechado por uma razão muito simples: quando compramos o lote, adquirimos somente o espaço do lote.

Ainda que alguns loteamentos restrinjam o acesso a outras pessoas que não seus moradores com sistema de cancelas, uma vez instaurada a via pela prefeitura, o ambiente deixa de ser restrito apenas aos seus moradores.

Diante desses aspectos, o que se ressalta é que o condomínio é uma instituição privada, mantida de forma igualitária por seus condôminos.

O loteamento privado pode ser uma área de casas de um mesmo padrão que podem ter, em comum acordo, a adoção de medidas de segurança conjuntas.

No entanto, em um loteamento privado não há a cobrança de taxa de condomínio e também não há áreas comuns entre seus moradores além da própria via pública.

Conforme vimos, as vantagens de se viver em um condomínio fechado são muito grandes, sobretudo em relação ao fato de que podemos usufruir de áreas comuns e conviver pacificamente com outras pessoas em um ambiente seguro.

Mas agora que você já sabe como funciona um condomínio fechado, será que você conhece todos os serviços que podemos contratar para melhorar ainda mais nosso condomínio?

A Roche conta com um serviço de supervisão 24 horas para condomínios fechados!

Conheça agora mesmo nossos melhores serviços para seu condomínio!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *