Como tirar manchas de caneta da roupa

Crianças brincando com canetas hidrográficas e adultos carregando canetas defeituosas nos bolsos são apenas duas das muitas maneiras de se manchar roupas com tinta. A boa notícia é que remover mancha de tinta de roupa pode ser muito fácil, dependendo do tipo de tecido. Basta contar com um bom detergente, um pouco de tempo e seguir alguns passos simples para a remoção das manchas. Confira como tirar tinta de caneta da roupa.

Como tirar manchas de caneta da roupaComo tirar tinta de caneta de tecido: canetas à base de água.

A maioria das canetas usa tintas à base de água que são incrivelmente fáceis de remover das roupas. De fato, muitas dessas manchas não precisam nem mesmo de um removedor de tinta especial, basta lavar a roupa com um bom detergente, como OMO ou Surf. Já para manchas maiores e mais resistentes, você pode optar por fazer um pré-tratamento antes de colocar as roupas na lavadora.

Use um pano lavável de microfibra para absorver o excesso das manchas de tinta na roupa. Evite a tentação de esfregar ou limpar, use simplesmente o pano para absorver a mancha até que a tinta seque e deixe de ser absorvida.

Se a mancha for grande, aplique um removedor de tinta à base de água, desses encontrados em lojas especializadas, para dissolver a mancha em partes menores e tornar o processo de remoção eficiente e fácil, antes de colocar a roupa na lavadora. Siga as instruções no rótulo e deixe o produto agir por 10 minutos ou pelo tempo recomendado na embalagem. Você também pode aplicar OMO Multiação Líquido diretamente sobre a mancha, fazendo um pré-tratamento.

Por fim, coloque a roupa na lavadora. Ao contrário da crença popular, não é preciso ferver a peça. Basta usar a temperatura do programa de lavagem recomendado para a roupa que você pretende lavar.

Certifique-se de que as manchas de tinta tenham saído antes de pendurar a roupa para secar. Caso ainda haja algum resto de tinta, repita o procedimento até remover a mancha de caneta por completo.

Como tirar mancha de tinta da roupa: canetas permanentes.

E o que fazer para tirar mancha de tinta de roupa quando a peça foi marcada por canetas que não são à base de água? De fato, isso é um pouco complicado, mas não é impossível!

Marcadores permanentes e similares usam tintas à base de óleo. Por isso, água e sabão em pó não ajudam muito na hora de limpar essas manchas. O que você precisa é de um removedor de tinta que consiga quebrar os óleos presentes nas manchas e facilitar a remoção.

Como tirar manchas de caneta da roupaMais uma vez, o primeiro passo é absorver a tinta com um pano e remover o excesso de líquido. Toalhas de papel podem deixar pequenos pedaços de papel no tecido, por isso é importante usar um pano de microfibra.

Aplique álcool isopropílico ou laquê aerossol diretamente na mancha. O álcool desses produtos funciona como removedor de tinta, pois quebra os óleos de tintas permanentes. Mas ao manejar essas substâncias, use sempre roupas de proteção adequadas e mantenha o ambiente bem arejado, uma vez que os vapores do álcool são particularmente prejudiciais à saúde e podem causar tonturas. Para algumas pessoas, um sabão antibacteriano é uma boa alternativa.

Com o álcool isopropílico, o laquê ou o sabão antibacteriano ainda úmido, coloque a roupa manchada na lavadora com o sabão em pó e a temperatura que você utiliza normalmente. Lembre-se de lavar a peça separadamente para evitar acabar manchando outras peças.

Confira se a mancha desapareceu de fato antes de pôr a peça para secar. Se possível, ponha a roupa para secar ao vento.

Como tirar manchas de caneta da roupa

 

Fonte: www.cleanipedia.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *