Descarte errado de lixo pode gerar multas

DESCARTE ERRADO DE LIXO PODE GERAR MULTAS

O Lixo é um problema recorrente em todo o mundo, nos condomínios não é diferente. O lixo é um fator que preocupa e gera muitos desafios para os síndicos. Falta de espaço para armazenagem do lixo e a cultura dos moradores são problemas recorrentes.

Em 2005, ficou estabelecida em Lei a proibição das lixeiras de ferro nas ruas, pois estas ocupam muito espaço nos passeios e dificultam a passagem dos pedestres. Tal Lei modificou a realidade de muitos condomínios que, muitas vezes não possuem um lugar adequado para o armazenamento do lixo ou uma cultura ideal do descarte do lixo por parte dos condôminos.

O correto, seria o lixo ser colocado na rua, em sacos plásticos, duas horas antes da coleta do lixo ou as 18:00 horas, em caso de coletas noturnas. Uma outra alternativa seria o condomínio possuir um local apropriado para o armazeno do lixo e de fácil acesso para o recolhimento desse lixo pelos lixeiros.

Esta é uma realidade que muitas vezes não acontece. Alguns condomínios não possuem um espaço destinado a coleta do lixo e o descarte é feito pelos próprios moradores, que muitas vezes não respeitam o horário da coleta.

Para se resolver esse problema, alguns condomínios adoram a cultura de, ao invés do morador colocar o lixo na rua, um profissional fica responsável por recolher o lixo na casa de cada condômino e descartar da forma correta: duas horas antes do lixo ou no local reservado para isso dentro do próprio condomínio. Para aqueles moradores que preferem colocar o lixo na hora que bem lhes aprouver, basta colocar uma Tag na porta informando que já cuidou do lixo .

Não respeitar a Lei pode gerar multa para o condomínio que varia de R$ 600 a R$ 15 mil. Para evitar problemas, cabe ao condomínio mudar a cultura do local e se adequar ao cumprimento da nova lei.

Essa é mais uma dica da Roche para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *