Horta no condomínio?! Por que não?

Com a urbanização e construção de prédios é nítida a diminuição de espaços verdes na cidade. Uma perda considerável para os adultos e sobretudo para crianças, que muitas vezes não tem a oportunidade de acompanhar o crescimento de plantas, evento  tão normal em outros tempos. Pensando nesta necessidade, a criação de uma horta comunitária no seu condomínio, pode ser uma ótima ideia.

 

Antes de começar a ter uma horta em seu condomínio é importante fazer a votação entre os condôminos, assim evita-se problemas futuros. Uma forma de fazer a adesão dos condôminos seria colocar banners explicativos, em locais estratégicos do condomínio, ressaltando os benefícios de se ter uma horta comunitária. Também é ideal fazer um formulário onde todos possam votar, assim fica tudo documentado.

 

Outro fator a se pensar seria a(s) pessoa(s) responsável (eis) pela manutenção da horta (regar, retirar as ervas daninhas,adubar a terra…). Em alguns casos existem moradores no prédio que adoram mexer com plantas e eles próprios tomam a iniciativa de cuidar da horta. Quando ninguém do prédio se habilita a cuidar da horta, é importante contratar alguém para fazer esta tarefa, um jardineiro ou uma empresa de mão de obra terceirizada .  Deixe tudo especificado antes de o jardim ficar pronto, assim evita-se desperdício com uma horta mal cuidada.

 

Por fim, é preciso decidir o local e quais plantas farão parte da horta. Hortaliças como salsinhas e cebolinha são ótimas opções, porém demandam mais atenção. Chás, temperos e ervas são mais fácil de cuidar  Vale a pena lembrar que o local destinado à horta deve haver boa iluminação do sol durante a maior parte do dia. É importante também especificar as regras de colheita das ervas, quando estas estiverem no ponto. Uma solução é escolher alguém para fazer esta colheita e distribuir para todos, assim todo mundo sai ganhando.

 

Gostou do post? Compartilhe! =]

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *