A limpeza de condomínio é uma das demandas essenciais de toda administração de condomínio. Veja dicas de como criar uma rotina e tenha mais tranquilidade na gestão!

A limpeza de condomínio é uma das atividades essenciais para que todos possam desfrutar de um bom convívio.

Por mais numerosas que sejam as demandas de um síndico ou da administração condominial, é necessário ter um cuidado especial com a limpeza.

E, para que ela seja cada vez mais fácil de fazer e de ser feita a sua manutenção, é muito importante que uma rotina de limpeza seja criada. 

Mais do que isso, que todos os condôminos também possam notar, através das áreas comuns sempre limpas, a importância de contribuir com a limpeza de condomínio.

Veja, a seguir, quais são os principais pontos a se levar em conta no momento de criar uma rotina para a limpeza de condomínio!

Crie uma escala semanal de limpeza do condomínio

Nela, devem ficar claras as atribuições de cada pessoa que faz parte da equipe de manutenção e limpeza do condomínio.

Isso faz com que seja muito mais simples fazer o controle e a manutenção de todo o procedimento de acompanhamento da limpeza de condomínio.

Também é necessário notar quais são as aptidões de cada integrante da equipe de limpeza. Isso faz com que as áreas sejam revezadas, criando um trabalho mais leve e mais dinâmico para todos da equipe.

Assim, você tem um ambiente de trabalho mais harmônico e, certamente, mais eficiente.

escala semanal de limpeza
A escala semanal de limpeza do deve deixar clara a distribuição das tarefas.

Saiba como fazer a escala de limpeza de condomínio

Criar uma boa escala de limpeza de condomínio envolve conhecer bem a rotina dos seus condôminos e de como eles interagem com as áreas comuns.

Dessa forma, é mais fácil deslocar para cada espaço a equipe de limpeza, observando os horários de menor movimentação e, sobretudo, a necessidade de cada lugar.

Veja, a seguir, como criar uma boa rotina de limpeza para o seu condomínio:

Uma vez por semana uma limpeza geral deve ser feita de todas as áreas comuns

Essa limpeza geral consiste em limpar todas as áreas comuns de maior movimentação.

Dessa maneira, é mais fácil fazer tanto o controle quanto a manutenção dessas áreas, que são, certamente, a principal cara do seu condomínio.

É também importante fazer, nesse momento, a limpeza de vidros, a limpeza mais profunda do piso e eventual limpeza de paredes.

A equipe de limpeza também pode revezar as áreas a limpar.

A escala pode ser montada observando quais são os lugares que compõem as áreas comuns:

  • Garagem;
  • Hall de entrada;
  • Escadarias;
  • Elevadores;
  • Áreas de piscina;
  • Áreas de jardim.

Observando quais são as principais demandas de cada uma das áreas comuns, é necessário tirar pó, varrer e lavar o chão, limpar vidros e paredes.

Diariamente deve ser feita uma limpeza de conservação de todas as áreas comuns do condomínio.

A limpeza de conservação, por sua vez, consiste em fazer a manutenção de tudo aquilo que fez parte da limpeza geral.

Assim, é possível sempre manter limpo todo o ambiente que passou pela limpeza mais pesada tirando pó dos móveis, vasos e quadros, limpando eventuais manchinhas no chão.

A limpeza de condomínio de manutenção também envolve retirar o lixo das áreas comuns, verificar refis aromáticos ou de limpeza de mãos.

Essa limpeza é aquela que, essencialmente, faz o condomínio um lugar mais agradável para seus moradores.

escala de limpeza de condomínio
Diariamente deve ser feita uma limpeza de conservação de todas as áreas comuns do condomínio.

Determine o horário para que a limpeza seja feita

Quando criamos uma rotina de limpeza de condomínio, é necessário analisarmos em quais momentos a equipe deve entrar em ação.

Para isso é preciso estudar qual a rotina dos condôminos, sobretudo a hora de maior movimentação deles nas áreas comuns.

Diante disso, é fácil criar uma escala com seus determinados horários para a ação da equipe.

Assim, não comprometemos o andamento da limpeza e evitamos também que a passagem acabe por sujar tudo novamente.

É também fundamental orientar a equipe para garantir que a grade de horário seja levada a sério e, sobretudo, também conversar com os condôminos a respeito da limpeza. A comunicação pode ser feita através de grupos de WhatsApp ou mesmo por e-mail.

Com isso, os vizinhos também podem gerenciar de uma forma melhor as suas rotinas, evitando as quadras ou a piscina, por exemplo, nos horários de limpeza.

A partir dessa organização rapidamente poderemos encontrar os resultados positivos dessa ação.

Assim, já nas primeiras semanas poderão ser feitos os devidos ajustes da rotina ou mesmo da frequência de limpeza de determinadas áreas.

Contrate os melhores profissionais do mercado de limpeza de condomínio

A limpeza de condomínios funciona de forma diferente daquelas feitas em domicílios.

Isso porque a rotina de múltiplos moradores deve sempre ser levada em conta e cada condomínio tem a sua especificidade.

Então, na hora de contratar um novo colaborador, é fundamental que ele esteja já habituado a essa rotina de trabalho.

Assim, buscar no mercado profissionais com experiência pode ser uma boa jogada para quem deseja ter sempre suas áreas comuns muito bem limpas.

Além disso, é também necessário refletir sobre quantos colaboradores o seu condomínio precisa.

Isso porque é fundamental que a divisão de tarefas possa ser feita de forma justa e equilibrada entre todos da equipe de limpeza.

melhores profissionais do mercado de limpeza de condomínio
A limpeza de condomínios funciona de forma diferente daquelas feitas em domicílios.

Conclusão

Dessa forma, quanto mais numerosas forem as áreas comuns, de mais colaboradores para a limpeza de condomínio será necessário.

Sobretudo quando existem áreas como piscina, academia e sauna, é necessário também contratar pessoal especializado para as demandas específicas de cada uma.

E essa contratação mais específica pode ser feita através de empresas que prestam serviço de consultoria para condomínios, tornando o processo muito mais seguro para o síndico.

Isso porque, geralmente, os serviços de consultoria costumam ter um banco de currículos mais amplo, e, certamente, um banco com os melhores prestadores de serviço.

Assim, fica muito mais fácil fazer uma boa contratação, certamente tornando o trabalho de limpeza de condomínio muito mais efetivo.

Quer fazer melhores contratações para a limpeza de condomínio? A Roche tem o melhor serviço de limpeza e de manutenção para o seu condomínio!

Fale com um dos nossos consultores agora mesmo e garanta a melhor equipe de limpeza de condomínios!