Portaria 24h: saiba tudo para a segurança do seu condomínio

Portaria 24h

Um dos principais serviços de um condomínio é a sua portaria 24h, que leva mais segurança e comodidade aos moradores

Contar com o serviço de portaria 24h é um dos principais serviços que valorizam um condomínio.

Saiba mais como a portaria 24h funciona, qual o valor médio para investir nela e como a tecnologia tem contribuído para a modernização desse serviço tão importante!

Quer saber mais? Veja agora quais são as vantagens da portaria virtual durante a pandemia de coronavírus!

Como funciona a portaria 24h?

A portaria 24h é um dos melhores e mais procurados serviços em condomínios, podendo ser um fator decisório na hora de alugar ou comprar.

Em um condomínio com esse tipo de serviço, temos sempre uma pessoa na portaria, que é a responsável direta pelos cuidados sobre quem pode acessar as dependências do condomínio.

O porteiro encarregado daquele turno é responsável também por outras demandas relacionadas à promoção do conforto dos condôminos.

Conheça algumas:

  • Controle de entradas e saídas do condomínio;
  • Anunciar visitantes ou fazer o controle deles a partir de uma lista de convidados;
  • Receber e distribuir encomendas e correspondências;
  • Se corresponsável pela segurança do condomínio, sobretudo em relação à circulação de pessoas em seu interior;
  • Trabalhar em parceria direta com o zelador, cuidando das normas de segurança e de convivência no condomínio.

Além dessas funções que podemos chamar de regulamentares da função de um porteiro, é também necessário lembrar que eles acabam por atuar como grandes parceiros dos condôminos.

Não é incomum que se tornem, também, grandes amigos dos moradores.

Quando, no condomínio, não existe o cargo de zelador, é também à portaria 24h que os moradores recorrem como voz intermediária à do síndico.

Como em uma portaria 24h entende-se que há a ocupação integral do posto, reclamações pontuais sobre barulhos ou reparos emergenciais, geralmente, acabam por chegar antes à portaria.

Assim, um bom porteiro também atua como sendo o braço direito tanto do síndico quanto dos moradores e sendo uma figura de confiança a quem todos podem recorrer.

Vale a pena a terceirização de portaria de condomínio?

Quando consideramos a jornada de trabalho de um porteiro, que deve ser de, no máximo, 8 horas por dia, com uma folga na semana, constatamos que devemos ter, pelo menos, quatro porteiros em cada uma das portarias do nosso condomínio.

Ao levarmos esses números e a média salarial em conta, os números podem ser realmente assustadores.

No entanto, sabemos e bem que não é somente com o salário que devemos nos preocupar quando contratamos um profissional.

Em caso de demissão do funcionário do condomínio, por exemplo, sabemos que temos de arcar com todas as taxas e multas de rescisão contratual.

Se, por exemplo, nosso funcionário adoece, também temos de buscar ajuda de outros e, com isso, arcar com dois pagamentos.

É claro que, diante disso tudo, a folha de pagamento do condomínio pode ser desestimulante e emperrar a contratação de uma portaria 24h.

No entanto, ao longo do tempo, soluções práticas surgiram para quem tinha de lidar com esse problema.

E uma delas, muito especial, é a terceirização dos serviços de portaria 24h.

Quando adotamos esse tipo de serviço em nosso condomínio, temos um alívio financeiro enorme, sobretudo em relação às taxas trabalhistas.

Como o porteiro é funcionário da empresa e não do condomínio, fica a cargo dela pagar todos os encargos trabalhistas.

Assim, temos um grande alívio na folha de pagamento do condomínio, tornando viável ter um serviço de portaria 24h, sem impactar na taxa de condomínio a ser paga mensalmente pelos moradores.

Além disso, treinamentos, cursos de aperfeiçoamento e cursos voltados à segurança costumam fazer parte da carta de serviços das terceirizadas para seus funcionários, o que torna também o nosso condomínio mais seguro e nossa portaria 24h mais profissional.

Benefícios do serviço de portaria 24h

Benefícios do serviço de portaria 24h

A portaria 24h permite que os moradores de um condomínio desfrutem de uma vida mais confortável e segura e ela pode ser presencial ou virtual.

Através do trabalho dos porteiros é possível garantir mais segurança ao entrarmos e sairmos do condomínio, além de contarmos com um controle de fluxo de visitantes e prestadores de serviço.

Assim, seja para ser um bom cartão de visitas para o nosso condomínio e garantir mais segurança para nossa vida, a portaria 24h também traz mais comodidade.

Com ela, é possível receber encomendas e correspondências sempre que necessário, ter uma entrada e saída do condomínio com mais agilidade e segurança e ainda contar sempre com uma ajuda extra na zeladoria do condomínio.

Quanto custa uma portaria 24h?

Embora varie de cidade para cidade do Brasil, uma portaria 24h tende a ser um dos serviços que mais pesam na folha de pagamento do condomínio.

No entanto, ainda que possa encarecer a taxa, é sempre necessário lembrar que é melhor contar com o serviço de portaria 24h do que não contar.

Certamente, esse é um dos serviços que mais valorizam um condomínio, tornando mais segura a vida de todos os moradores.

Além disso, a portaria 24h tende a oferecer mais conforto e comodidade também para a administração condominial, sendo um ente mediador entre moradores e síndico.

Para saber se vale a pena contratar um serviço de portaria 24h, basta multiplicar por 4 o salário base de um porteiro em sua região.

A partir desse cálculo é possível negociar com mais segurança o valor de um contrato de prestação de serviços com uma empresa terceirizada, por exemplo.

Como funciona a portaria eletrônica?

Como funciona a portaria eletrônica?

Somente na cidade de São Paulo estima-se pelo menos mil dos 35 mil condomínios da cidade já contem com uma portaria virtual.

O serviço de portaria virtual é bastante semelhante àquele prestado por portaria 24h presencial e todos os serviços que são realizados pelo porteiro presencial podem também ser realizados pela portaria virtual, com uma diminuição dos custos de operação, contudo.

Para adotar o serviço deportaria virtual para o seu condomínio é necessário fazer a aprovação da benfeitoria através de assembleia.

Aprovada a proposta, a empresa que irá prestar os serviços instalará equipamentos como câmera e outros eletrônicos de operação remota, permitindo o funcionamento pleno do serviço.

Quer conhecer mais? Portaria virtual é com a Roche! Fale agora com nossos consultores!