Saiba a diferença entre o mosquito comum (Culex) e o mosquito da Dengue (Aedes Aegypti)

O mosquito da dengue e o mosquito comum (Culex) são bem comuns no Brasil, porém os dois tipos de mosquitos tem características e hábitos diferentes.

CULEX (PERNILONGO COMUM)
O Culex, mosquito comum, gosta de se reproduzir em água com grande quantidade de material orgânico como fossas e esgotos. Geralmente os ovos são postos na própria água e não em seus arredores. Por isso é muito comum ter uma grande quantidade de pernilongos Culex em locais que não possuem saneamento básico apropriado.

Outro fator interessante é que este tipo de mosquito tem hábito noturno, ou seja, atacam as pessoas ao entardecer e durante a noite.

É fácil identificar um mosquito Culex, uma vez que eles produzem um zumbido, o famoso “zumbido no ouvido” durante a noite. Além disso, eles tem as pernas de cor lisa e a coloração marrom.

MOSQUITO DA DENGUE
O mosquito da dengue gosta de se reproduzir em água limpa, como a do prato das tampas. Além disso, o Aedes Aegypti põe seus ovos aos arredores da água limpa. Um ovo do mosquito da dengue pode durar anos e, ao entrar em contato com a água nasce um
mosquito. Geralmente, a fêmea poe de 100 a 200 ovos, dependendo da quantidade de sangue sugada dos seres humanos.

Aedes-aegypti-macho-e-fêmeaO curioso é que é a fêmea do mosquito da dengue que pode transmitir a doença, não os machos. Estes mosquitos voam baixo, cerca de até 30 cm, por isso costumam picar os pés e calcanhares. Eles tem o habito diurno, e preferem temperaturas mais amenas, por isso preferem as primeiras horas da manhã.

Os mosquitos da Dengue são de coloração escura, possuem listras brancas nas pernas e
são silenciosos.

Fique atento aos tipos de mosquitos e avise a prefeitura da sua cidade caso descubra um
foco do mosquito da Dengue, assim poderá ser realizadas algumas ações afim de que se
acabe com o foco do mosquito da Dengue.
Leia nosso post sobre como combater a Dengue

Equipe Roche e você juntos contra a Dengue!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *