Segurança em condomínio: 15 regras para ficar mais seguro

Segurança em condomínio

A segurança em condomínio é uma das maiores preocupações dos moradores e administradores. Conheça dicas práticas para melhorar a segurança em seu condomínio

Embora seja frequentemente entendido como uma forma mais segura de morar e viver do que nas casas isoladas, a segurança em condomínio é uma preocupação real.

Apenas em 2018, registrou-se somente em São Paulo um aumento de 56% em relação ao número de boletins de ocorrência registrados de crimes contra condomínios.

Como solução, a adoção de sistemas de segurança robustos e eficientes acaba por ser uma necessidade.

E, mais do que isso: os cuidados passam a ser vitais, tanto para funcionários do condomínio e administradores como, sobretudo, para moradores.

Saiba mais!

Cuidados básicos de segurança em condomínio

Alguns cuidados podem garantir uma vida em comum muito mais segura.

Para além de uma portaria eficiente, que cumpra com as determinações da assembleia em relação às regras do seu funcionamento, levá-las ao conhecimento geral por parte também dos moradores é fundamental.

Dessa maneira, com funcionários e moradores trabalhando de forma conjunta, damos um passo importante para levar mais segurança para o condomínio.

Atente a algumas dicas para que essa comunicação possa ser mais fluída:

  • Recomenda-se que a portaria receba uma lista de convidados previamente quando o morador desejar reunir seus amigos e familiares, seja no salão de festas, seja em seu apartamento;
  • É fundamental que encomendas sejam recebidas na portaria, evitando que entregadores subam ao apartamento;
  • Em caso de utilização de vagas de visitantes na garagem, é fundamental que o morador avise previamente a portaria, informando a placa do veículo.

Com essas regras de comunicação entre moradores e portaria garantimos mais eficiência em relação à segurança!

Quer levar mais segurança para o seu condomínio? Conheça os Serviços de Portaria e Vigia Patrimonial em Belo Horizonte e diversas cidade no Brasil!

Como deixar o condomínio mais seguro para os moradores

 

Algumas regras podem tornar o condomínio mais seguro para os moradores e também para todos os seus funcionários.

No entanto, é sempre fundamental que todos os funcionários do condomínio sigam atentamente todas essas regras, sem falhas nesse sentido.

Afinal, é justamente dessas falhas que as atitudes maliciosas ganham espaço para serem praticadas.

Dicas de segurança em condomínio residencial

Conforme dissemos, a segurança em condomínio residencial e comercial tem seu pilar em comunicação.

É fundamental que rotinas de segurança sempre fiquem claras, tanto aos moradores quanto aos funcionários, evitando, assim, falhas que coloquem a vida e o patrimônio de todos em risco.

As regras são, no entanto, adaptáveis a cada realidade e a cada condomínio e devem sempre ser aprovadas em assembleia.

Equipamentos de segurança para condomínios

Não são poucos os equipamentos de segurança para condomínios disponíveis no mercado.

No entanto percebe-se que, apesar de bons investimentos e ótimos equipamentos adquiridos pelos condomínios, ainda há um ponto nevrálgico em termos de segurança, que acaba por comprometer e muito sua qualidade: a iluminação.

Ambientes bem iluminados levam mais atenção a quem tenta entrar, fazendo com que o funcionário do condomínio possa identificar com clareza o morador ou visitante que está em sua portaria.

Já o monitoramento por via de câmeras é um adendo que pode complementar seu esquema de segurança e afugentar pessoas com intenções maliciosas.

Além disso, também geram registros que podem auxiliar a identificação de criminosos e, dessa forma, contribuir com o trabalho das forças de segurança.

Procedimentos de segurança em condomínio

Procedimentos de segurança em condomínio

 

Alguns procedimentos de segurança em condomínio são essenciais para que todos possam viver sem comprometer suas vidas e seu patrimônio.

Veja dicas de segurança para moradores, para zeladoria e síndico e para os demais funcionários do seu condomínio!

Para moradores

  1. Colabore com seu porteiro e demais funcionários do seu condomínio, evitando solicitar que entregadores subam até seu apartamento para fazer entregas;
  2. Esteja sempre inteirado das normas de segurança do seu condomínio e saiba sempre o que fazer em caso de emergência;
  3. Identifique sempre, através de lista a ser deixada previamente com a portaria, os seus convidados.

Para o zelador e o síndico

Como o zelador deve agir para a segurança em condomínio

 

  • Síndico
  1. Esteja sempre atento e seja cuidadoso com suas contratações;
  2. Elabore uma cartilha de cuidados com a segurança que condôminos devem ter;
  3. Proporcione treinamentos de segurança para seus funcionários;
  4. Invista em equipamentos de segurança em seu condomínio e aperfeiçoe os já existentes.
  • Zelador
  1. Verifique sempre o bom funcionamento de lâmpadas, cercas e portões;
  2. Mantenha sempre a limpeza da portaria, de forma que seja fácil identificar todos os visitantes;
  3. Contribua com a segurança, verificando sempre as travas de portões de acesso ao condomínio, bem como seus alarmes.

Para funcionários e terceirizados

  1. Siga sempre as regras de segurança determinadas pelo condomínio e sugira, sempre que for possível, melhorias;
  2. Esteja sempre atento aos treinamentos recebidos e sempre aplique-os;
  3. Tenha uma lista atualizada de moradores e evite que falsos entregadores tenham acesso ao condomínio;
  4. Sempre verifique as credenciais de possíveis visitantes;
  5. Tenha cuidado especial em relação ao acesso à garagem e só libere o acesso após contato visual firmado com o morador.

Programa Vizinhança Solidária

O Programa Vizinhança Solidária é uma forma de manter a comunicação sempre ativa entre os prédios de uma determinada região da cidade.

Por meio de um grupo de troca de mensagens é possível não só criar protocolos de segurança como trocar informações que possam contribuir com uma vizinhança mais segura.

Você pode propor a criação desse grupo de troca de informações a outros síndicos da sua região, elegendo um ou mais participantes de cada condomínio para o programa.

Essa é uma inciativa já comum entre vizinhanças no Brasil todo e sua atuação é benéfica, sobretudo para criar um senso de comunidade entre os moradores.

Como a portaria virtual aumenta a segurança em condomínio

 

Aderir a um sistema de portaria virtual é uma excelente iniciativa para aumentar a segurança em condomínio.

Com o devido distanciamento, a pressão sobre o profissional da portaria é diminuída, sem que, no entanto, seja comprometida a segurança do condomínio.

Através dela é possível realizar os mesmos serviços de uma portaria física, como checagem de visitantes, liberação de entrada de entregadores, recebimento e entrega de encomenda e liberação de garagem.

Além dos benefícios em termo de serviço, é também possível ter uma redução da folha de pagamento do condomínio, representando, em alguns casos, economias de até 70% sem abrir mão dos recursos de segurança.

Como a Central de Segurança age em caso de emergência

Com a portaria virtual trabalhando em parceria com a Central de Segurança, é possível ter ótimos resultados em termos de segurança.

Isso porque, com a portaria física, é comum que distrações possam acontecer, comprometendo, assim, a segurança em condomínio.

Já com a portaria virtual, alocada em uma central, esse risco diminui consideravelmente justamente por não ser mais esse um trabalho monótono para o profissional.

Com a portaria remota é possível deslocar rapidamente equipes de segurança através do tocar de um botão de pânico, que tratam rapidamente qualquer ameaça ao patrimônio ou à segurança dos condôminos.

Saiba mais sobre como a portaria virtual pode aumentar a segurança em seu condomínio e fale com nossos consultores!

Agora que você conhece algumas iniciativas que contribuem com a segurança em seu condomínio, que tal dar os primeiros passos para discutir formas de melhorar a qualidade de vida sua e de seus vizinhos?

Sugira a convocação de uma assembleia para o seu síndico, para que possa, junto de seus vizinhos, discutir formas de melhorar a vida de todos através da adoção de um sistema de segurança!