Instalação de equipamentos de segurança: 7 principais itens

Instalação de equipamentos de segurança

A instalação de equipamentos de segurança pode mudar a rotina de condomínios, tornando-os muito mais seguros para seus moradores.

Segurança está entre as principais preocupações de boa parte dos brasileiros.

Em uma recente pesquisa formulada pela Ipsos, 47% dos brasileiros dizem estar muito preocupados com a segurança.

Assim, a partir dessa pesquisa, é possível afirmar que a segurança é o que mais preocupa a nossa população.

Para que você possa ter melhores ferramentas para promover mais segurança em seu condomínio, trazemos até você, hoje, equipamentos de segurança que você pode instalar em seu condomínio.

Associando-os a 15 dicas para aumentar a segurança do seu condomínio, certamente será possível minimizar a preocupação que seus moradores têm com seu condomínio! Saiba mais quais são elas!

Por que é tão importante realizar a instalação de equipamentos de segurança?

Quando um condomínio decide fazer a instalação de equipamentos de segurança em suas dependências, certamente dá um passo certeiro em direção à promoção de qualidade de vida aos seus moradores.

Com o aumento da violência urbana, condomínios do Brasil todo tiveram seu comportamento modulado, de forma que seus projetos arquitetônicos também passaram a refletir a preocupação com a segurança.

Diante disso, equipamentos de segurança também se modificaram para atender cada vez mais as exigências do seu tempo.

Portanto, quando a assembleia de condomínio decide por fazer a instalação de equipamentos de segurança, é fundamental buscar as melhores soluções para a realidade de cada região.

Câmeras, portaria 24 horas ou remota e tantas outras soluções podem fazer parte dos serviços do seu condomínio.

Para escolher a melhor é vital fazer um estudo de caso para que a sua realidade seja atendida e também as suas necessidades.

Como fazer a instalação de equipamentos de segurança

Como fazer a instalação de equipamentos de segurançaEscolher um profissional para fazer a instalação de equipamentos de segurança para condomínios é essencial para que os equipamentos possam funcionar de maneira adequada e garantir o máximo de performance.

Portanto, na hora de escolher um profissional para fazer a instalação, verifique, caso ele seja MEI, se o CNPJ cadastrado pelo profissional está enquadrado no CNAE como associado a equipamentos eletrônicos para monitoramento de segurança.

Esse profissional, além de ter a qualificação necessária, também fornecerá a nota fiscal que assegura seu serviço com os códigos corretos para o registro do documento.

Assim, você garante também segurança administrativa para o seu condomínio, uma vez que contará com o trabalho de um profissional adequado para fazer a instalação dos equipamentos de segurança.

Principais equipamentos

Na hora de fazer a escolha dos equipamentos de segurança que serão instalados em seu condomínio é essencial fazer uma análise do dia a dia e dos hábitos dos seus moradores.

Se seu condomínio conta, por exemplo, com garagem, será essencial buscar formas de fazer o seu monitoramento.

Caso seu condomínio conte com moradores idosos, buscar por formas de adequar o aparato de segurança a eles também será vital.

Veja mais como escolher – e bem – cada um dos equipamentos!

Controle de acesso

Se seu condomínio não conta com portaria 24 horas, garantir controladores de acesso pode ser uma boa iniciativa para a segurança.

Tags de acesso e portaria eletrônica podem ser uma boa opção para isso.

Com a tag, basta aproximar um chaveiro do interfone para que o portão seja destravado.

Para garantir que idosos e pessoas com mobilidade reduzida possam operar o portão com tranquilidade, é possível aumentar ou reduzir o tempo de trava do portão.

Dessa forma, o acesso é feito de forma mais rápida e mais segura às dependências do condomínio.

Monitoramento de acesso por vídeo

Monitoramento de acesso por vídeoO monitoramento por vídeo é uma outra grande arma que pode rapidamente afugentar pessoas mal intencionadas.

Quando o condomínio faz essa opção para integrar seus sistemas de segurança, todas as áreas cobertas pelo sistema de vídeo são monitoradas por uma central de segurança.

Através da transmissão de imagens, a central pode agir rapidamente, deslocando suas unidades móveis para o condomínio sempre que houver qualquer ameaça à integridade física e material dos moradores.

Câmeras de segurança

Atualmente, câmeras de segurança IP podem ser uma ótima forma de acompanhar a movimentação do seu condomínio.

Como elas podem transmitir, com as devidas configurações, imagens em tempo real para telefones celulares, é possível fazer a observação regular das questões de segurança do condomínio.

Ainda com o devido armazenamento, as câmeras de vigilância interna podem criar provas que comprometem a ação de delinquentes.

Assim, é possível garantir mais segurança para os condôminos, de forma simples e muito funcional.

Iluminação de emergência

A iluminação emergencial é um recurso interessante quando aliado ao monitoramento por câmeras.

Com ele, com a aproximação de indivíduos das áreas de acesso, a iluminação é automaticamente ativada.

Assim, há maior alcance visual, seja da portaria, seja para registro dos equipamentos de segurança.

Além disso, há também uma espécie de “elemento surpresa”, que pode afugentar pessoas mal intencionadas do condomínio, ou mesmo alertar moradores que estão ingressando nas dependências dele.

Sistema de Alarme

A instalação de um sistema de alarme pode fazer a diferença em seu condomínio, sobretudo nos momentos de maior ameaça.

Geralmente, as empresas de monitoramento disponibilizam também seus serviços de segurança pacotes com sistema de alarme.

Através deles é possível acionar rapidamente equipes de segurança através de um botão de pânico, que deve ser acionado em casos de ameaça.

Geralmente fixados dentro da portaria, esse é um instrumento adicional ao trabalho do porteiro, seja ele virtual ou presencial.

Proteção perimetral

A proteção de perímetro pode ser uma das formas mais efetivas de garantir a segurança patrimonial e pessoal.

Isso porque, quando integrada com outros sistemas de segurança – como sistema de alarme, por exemplo – rapidamente pode resolver ameaças ao condomínio e seus moradores.

Outros serviços podem associar também o monitoramento por vídeo com as rondas.

Assim, quando a central identifica alguma ameaça, desloca rapidamente suas unidades de ronda para atender à emergência.

Unindo essas ferramentas, é possível criar um sistema de segurança bastante efetivo para o condomínio.

Portaria virtual

Portaria virtualA portaria virtual é uma das formas mais modernas de garantir segurança condominial.

Através do serviço de portaria virtual, a Roche proporciona o mesmo conforto de ter a portaria à disposição do condomínio com maior segurança e comodidade.

Isto porque o serviço de portaria virtual permite que o responsável pelo trabalho tenha maior distanciamento físico de situações-limite, tendo, assim, maior segurança para garantir que a assistência ao morador seja dada, da forma que for necessária.

Assim, é possível garantir não só mais segurança para o condomínio, mas mais agilidade e celeridade na hora que alguma ameaça ocorrer.

Como um sistema de portaria virtual age em caso de perigo

A portaria virtual, tão logo identifica uma ameaça à segurança material do condomínio e física dos seus moradores, logo aciona e desloca serviços de segurança particular ou, até mesmo, de segurança pública.

Para tanto, podem ser utilizados de forma simultânea sistemas de alarme, de câmera de vigilância e até mesmo botões de pânico.

Assim, moradores e portaria virtual estão sempre em sintonia através dos recursos tecnológicos que estão ao seu dispôr.

Quer saber mais? Conheça todos os benefícios da portaria virtual e fale também com um dos nossos consultores!

Assim podemos, certamente, te ajudar a promover um ambiente mais seguro para o seu condomínio!