Portaria remota: Saiba o que é e como funciona

o que é portaria remota

A portaria remota ou portaria virtual combina o melhor da tecnologia para levar mais segurança ao seu condomínio. Saiba quais são seus principais benefícios ao contratá-la!

Por conta dos altos índices de violência, a nossa preocupação se direciona cada vez mais para soluções que possam proporcionar mais segurança para a nossa família.

Uma dessas soluções é, justamente, a portaria remota, que fornece um serviço inteiramente digital para garantir a segurança do seu condomínio.

Estima-se que hoje pelo menos mil condomínios, somente na cidade de São Paulo, já fizeram essa opção.

Com ela, um porteiro fica alocado em uma central, não no seu prédio. Dessa forma, também pode-se ter uma grande vantagem em relação à própria folha de pagamento do condomínio.

Quer saber mais sobre como aderir à portaria remota e levar ainda mais segurança, bem estar e como02didade ao seu condomínio? Confira!

O que é uma portaria remota?

A portaria remota, ou portaria virtual, como também é conhecida, é um serviço de automatização de condomínios em que um porteiro altamente especializado em segurança fica alocado em uma central, não na portaria do seu prédio.

Quando aderimos ao sistema de portaria remota ou virtual, todas as entradas e saídas são observadas em tempo real por uma central, que faz o monitoramento da portaria por meio de câmeras de segurança.

Através dessa central, utilizando câmeras de segurança, pode-se verificar em tempo real toda a movimentação em seu condomínio, mesmo à distância.

Assim, para além de um controle de segurança muito eficiente, também temos o registro de todos os movimentos que ocorrem em nosso condomínio.

Dessa maneira, asseguramos uma folha de pagamento menos onerosa sem abrir mão de todo o aparato de segurança tão necessário em nossos dias.

Além disso, permite-se que, de forma muito rápida, sejam acionados serviços de segurança pública ou mesmo de emergência sempre que necessário.

A portaria remota pode fazer a liberação do portão eletrônico, fiscalização de fluxo de garagem e muitos outros serviços, tal como a portaria física.

O que é uma portaria remota
A portaria remota, ou portaria virtual, como também é conhecida, é um serviço de automatização de condomínios.

Como funciona a portaria remota?

Quando aderimos à essa modalidade de prestação de serviços, temos uma central que fica totalmente conectada aos nossos sistemas de segurança.

Através dela e das câmeras de segurança, podemos observar em tempo real tudo o que está acontecendo no condomínio.

Assim, é possível liberar entradas e saídas tanto de portão quanto de garagem, acionar serviços de segurança e emergência, da mesma forma que uma portaria convencional.

Quais as vantagens de contratar esse serviço?

Uma das principais vantagens que podemos observar ao contratar o serviço de portaria remota está ligado diretamente ao barateamento da folha de pagamento do condomínio.

Naturalmente, é necessário que haja mais de um porteiro, de forma que todos os turnos possam ser cobertos, para maior segurança dos moradores.

Normalmente, os condomínios contam com uma escala de pelo menos três porteiros trabalhando diariamente e mais um folguista, que possa sempre cobrir os dias de descanso dos demais.

Em alguns casos, até mesmo dois folguistas podem ser contratados. Em condomínios em que há mais de uma portaria, esses custos são, pelo menos, duplicados.

Também é preciso considerar o aspecto da segurança, com a entrada e saída do condomínio sendo controlada por meio de tecnologia de biometria ou tags, a partir do registro de usuários, com o cadastro de moradores e veículos.

Assim, ao contratar o serviço de portaria remota nota-se uma série de vantagens, uma vez que os contratados são funcionários da empresa de segurança e não do condomínio.

rfid portaria remota
A entrada e saída do condomínio é controlada por meio de tecnologia de biometria ou tags

Como funciona a entrega de documentos e produtos em uma portaria remota?

A entrega de documentos e de encomendas em um condomínio com portaria remota ou virtual deve ser feita sempre para o funcionário do lugar, seja o zelador ou o responsável pelos cuidados gerais.

Quando também não se conta com um colaborador que trabalhe em horário comercial, a responsabilidade por receber encomendas é do próprio morador.

O serviço de portaria remota pode fazer a liberação da entrada de entregadores, tal como um porteiro o faria, a depender das normas do condomínio. É preciso lembrar que não são todos aqueles que aceitam, em seu regimento, que entregadores de comida, por exemplo, façam entregas já na porta do apartamento.

Assim, da mesma forma funcionaria com entregas de documentos, que podem ser deixados em um escaninho comunitário e depois separadas para cada morador, ou de encomendas, que devem ser entregues em mãos.

serviço de portaria remota
O serviço de portaria remota pode fazer a liberação da entrada de entregadores, tal como um porteiro o faria, a depender das normas do condomínio.

Qual tipo de condomínio pode ter uma portaria remota?

Qualquer tipo de condomínio pode contar com esse tipo de serviço.

Para que a instalação seja feita, no entanto, é sempre necessário mensurar o custo do sistema de câmeras e a mensalidade da prestadora de serviços.

Diante desses valores versus o custo da folha de pagamentos, é possível saber qual serviço é mais vantajoso financeiramente.

Qual o custo médio de uma portaria remota?

O curto médio pode variar conforme alguns fatores que podem ser levados em conta já no momento do orçamento.

Mas algumas perguntas já podem ser feitas:

  • O condomínio conta com quantas portarias?
  • Qual é, atualmente, o custo com porteiros em sua folha de pagamento?
  • Há disponibilidade de instalação elétrica para receber os equipamentos de segurança?
  • Quais são os serviços esperados em relação à portaria remota?

Diante dessas respostas, saber qual o custo final da adesão e manutenção da portaria remota é simples.

Entre em contato com a Roche e solicite uma avaliação do seu condomínio e receba o melhor orçamento para a instalação de portaria remota!

Quais os passos para implementar a Portaria Virtual?

Para que a instalação e implementação dos serviços de portaria remota sejam feitos, é necessário, antes, convocar uma assembleia.

Nela, o síndico, o conselho fiscal, o conselho de moradores e todos os demais grupos devem expor seus posicionamentos em relação ao serviço.

Pontos como a segurança, barateamento da folha de pagamento e adesão à tecnologia podem e devem ser discutidos. 

Depois, coloca-se à votação a pauta a fim de saber se a maioria (ou como tratar a convenção do condomínio) deseja que seja feita a instalação.

Se a resposta for positiva, basta contactar a Roche através dos nossos consultores. A instalação é rápida e simples!

Conclusão

Contar com o serviço de portaria remota é uma solução que pode beneficiar a segurança de todas as famílias de um condomínio.

A sua instalação é rápida e tem interferências mínimas na organização condominial. Mas garante maior comodidade, segurança, com o controle de acesso de todos os moradores e visitantes, além da redução da folha de pagamento.

Assim, também podemos elencar como um grande benefício a redução da taxa de condomínio, o que favorece todos os moradores.

Para saber mais sobre os melhores serviços de instalação de portaria remota fale com um dos nossos consultores e garanta já mais segurança para seu condomínio!