Portaria Virtual: O que é, como funciona e quais as vantagens?

portaria virtual o que é

A portaria virtual, também conhecida como remota, é um moderno sistema de segurança que substitui os porteiros tradicionais e fazem o monitoramento 24 horas por dia, abrindo e fechando portões e garagens.

Você deve estar pensando que um sistema desses deve ser bem mais caro do que contratar um porteiro presencial. Mas é aí que você se engana!

Além de ser um sistema mais seguro, a portaria virtual pode diminuir os custos dos condomínios em até 80%.

Quer saber mais como funciona a portaria virtual, os benefícios e o passo a passo para implementar uma no seu condomínio? Então continue conosco!

O que é uma portaria virtual?

A portaria virtual é um potente sistema que oferece maior segurança para todos os moradores do condomínio. É também a forma mais moderna para administrar a entrada e saída de pessoas, melhorando os serviços prestados pelo condomínio.

Cada vez mais ganha adeptos, já que por exemplo, para contratar um porteiro, envolve muitas questões burocráticas e trabalhistas. Se o condomínio não possui um, aumenta a sensação de insegurança.

Além de executar as mesmas atividades de um porteiro tradicional, a portaria remota une segurança com custo menor.

portaria virtual
A portaria virtual une segurança com custo menor

Como funciona uma portaria virtual?

Uma das grandes dúvidas de quem deseja adquirir a portaria virtual é se o sistema é realmente eficaz e seguro.

Bom, podemos dizer que hoje, é o sistema mais seguro disponível. Muito graças ao crescimento e avanço de tecnologias como a internet banda larga. Por isso, o sistema de portaria virtual possui melhores condições de infraestrutura e técnica para cumprir da melhor forma possível seu papel.

Além disso, a melhoria da estrutura tecnológica deixou o serviço mais acessível. Tanto condomínios de pequeno porte quanto os de grande porte podem aproveitar as vantagens da portaria virtual.

A portaria remota funciona da seguinte forma:

  • Sistema de câmeras que permite a transmissão de imagens e sons via internet;
  • Abertura e fechamento de portões/portas de forma remota;
  • Sistema de biometria para controle de entrada e saída dos moradores;
  • Sistema de internet e telefonia para garantir a boa comunicação entre a empresa e o condomínio;
  • Cerca elétrica para manter o condomínio seguro;
  • Botão do pânico para em caso de emergência que precise de uma resposta rápida da empresa e/ou da polícia.

Todos esses sistemas, quando ativados, são enviados diretamente do condomínio para a central de atendimento da empresa que presta o serviço de portaria virtual. O atendente fica de olho em tudo e dá o comando de forma remota.

Mas em caso específicos, como festas no condomínio, quem poderá garantir a segurança do condomínio?

Esse é um dos cuidados a se tomar na hora de contratar a empresa de portaria virtual. Verifique se empresa possui soluções para esses casos, como mandar um porteiro físico em festas e garantir maior segurança à todos.

Leia também: Gestão de condomínio – Como funciona a gestão condominial?

Quais as vantagens da portaria virtual para um condomínio?

Poucos condomínios conhecem as vantagens da portaria virtual. Ainda é cultural contar com a presença do porteiro físico.

Mas a tecnologia está a nosso favor e é possível implementar esse sistema e aproveitar as seguintes vantagens:

Redução dos custos do condomínio

Essa é apontada como a principal vantagem. Sabemos que condomínios acabam afastando muitos possíveis inquilinos e em alguns casos, o valor do condomínio acaba ultrapassando o do próprio aluguel.

A portaria virtual atua como uma ótima forma de diminuir os custos do condomínio e essa economia pode chegar em até 80%!

Não há passivos trabalhistas

Quando é decidido contratar um porteiro, é necessário não só pagar o salário, mas arcar com todos os passivos trabalhistas. Quando é contratado um porteiro noturno, esses passivos aumentam com o adicional noturno e/ou hora extra.

Ou seja, o condomínio precisa arcar com pelo menos contratos trabalhistas. E se o porteiro sair, ainda há os passivos da rescisão de contrato. O resultado? O valor vai lá no alto!

Com a portaria virtual, o único custo que você precisa arcar é do serviço, que já vem com vários outros embutidos no pacote. Uma grande economia, não é mesmo?

Disponível 24 horas por dia

Ou seja, será como o condomínio tivesse dois porteiros em um só local. Isso é extremamente importante em caso de emergências, onde a empresa auxilia e até mesmo envia um porteiro físico para ajudar.

Além disso, tudo ficará gravado, inclusive imagens e conversas entre o porteiro e o morador ou visitante.

Tecnologia de ponta

Imagina além de oferecer maior segurança ao condomínio, poder abrir as portas com o celular, os moradores poderem enviar um convite a visitas por meio de um aplicativo, ter acesso a todas as câmeras dos condomínios, entre outros benefícios?

Tudo isso a portaria virtual pode oferecer. Isso diminui não só os custos para quem tem portaria física tradicional, como também diminui o trabalho do condomínio de forma geral e dá maior autonomia aos moradores!

Leia também: Limpeza de condomínio – Saiba como criar uma rotina

Qual o custo médio de uma portaria virtual?

Os custos de uma portaria remota variam de acordo com a região do condomínio. Por exemplo, a instalação e implementação da tecnologia pode custar em torno de R$ 20 mil e R$ 50 mil.

Outra opção para quem não puder fazer esse investimento de início é via comodato. Funciona da seguinte forma: o condomínio paga uma parte, mas não é dona dos equipamentos por completo. Só terá o direito de usá-lo durante o período de vigência do contrato.

É um investimento que vale a pena, afinal, o condomínio acaba economizando em outras questões, como folha de pagamento do porteiro e de outros funcionários.

Lembrando que a economia pode chegar em até 80%, ou seja, vale a pena pesquisar e pensar nesse investimento com mais carinho!

Como escolher uma empresa de portaria virtual?

Sim, a portaria virtual oferece diversos benefícios. Mas lembre-se que essa empresa irá cuidar de toda a segurança do condomínio, então, todo cuidado é pouco.

Procure sempre por empresas que possuem anos de mercado. Isso significa que elas são experientes e saberão o que em caso de qualquer situação fora do comum. Se a empresa entrou agora no mercado, desconfie e procure opções mais confiáveis.

Procure também por empresas que ajudem o síndico a passar todas as informações do sistema para os moradores. Se possível, procure visitar outros condomínios que possuem a empresa cotada como prestadora de serviço.

Além disso, a empresa deve sempre dar suporte necessário para o condomínio e realizar a manutenção dos equipamentos.

portaria virtual e remota
A empresa deve sempre dar suporte necessário para o condomínio

Quais os passos para implementar uma portaria virtual?

O primeiro passo, já explicado acima, é pesquisar e cuidar os potenciais candidatos para prestar o serviço de portaria remota no condomínio.

Pergunte tudo, desde de como a empresa lida com a entrega de encomendas até o que eles fazem em caso de queda de energia.

Conhecendo todos os passos de implementação do serviço, é hora de preparar o condomínio para a potencial mudança. Como é algo que mexe com todo o condomínio, é preciso fazer uma convenção entre os moradores e/ou proprietários dos imóveis para saber a opinião deles e decidir se a mudança será feita.

É preciso que a convenção esclareça todos os pontos da portaria remota, principalmente valores e o funcionamento na prática. O contrato também deve ser repassado para que tudo claro para todos.

Feito isso, é hora de tentar um período de teste ou adaptação geral. Comece substituindo o porteiro noturno e no final de semana, ficando somente com a portaria virtual e ir substituindo de forma completa gradualmente.

Assim, a mudança não será feita de forma brusca e os moradores ficarão satisfeitos com a conduta do síndico em propor algo melhor e colocar em prática.

Conclusão

Como podemos ver, a implementação do sistema de portaria virtual trará diversos benefícios para seu condomínio. É um sistema novo, mas bastante eficaz para cuidar da segurança de todos os moradores.

Além disso, representa uma economia significativa no valor do condomínio e é algo que funciona dia e noite. Seu condomínio merece esse conforto!

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco que nossos representantes estão prontos para lhe atender e explicar o funcionamento da portaria virtual. Até mais!