Limpeza de fachada: principais dicas para um trabalho seguro

Limpeza de fachada: principais dicas para um trabalho seguro

Realizar a limpeza de fachada periodicamente vai além de um simples agrado ao seu condomínio ou loja: é também uma questão de conservação de investimentos!

Quando o assunto pinta em uma assembleia é sempre uma discussão bastante polêmica: qual o momento correto de fazer a limpeza de fachada? Vale todo o investimento?

As respostas sempre conduzem a questões que podem despertar mais dúvidas ainda entre aqueles que ainda não conhecem as especificidades que a limpeza de fachadas exige.

E é justamente por isso que elaboramos hoje esse post! Venha conhecer, conosco, o porquê de ser tão importante realizar esse serviço, seus principais benefícios e, principalmente, o momento de fazê-lo!

Quer saber mais? Conheça os EPIs necessários para limpeza de condomínios e leve mais segurança para seus colaboradores também no seu dia a dia!

 

Por que é tão importante fazer a limpeza de fachada?

Por que é tão importante fazer a limpeza de fachada?

A limpeza de fachada é um procedimento essencial para a valorização de edifícios, lojas e condomínios.

E quando falamos em valorização, ela não se reduz à estética: limpar envolve um cuidadoso processo de conservação dos investimentos realizados para comprar o que há de melhor no mercado de construção civil.

Justamente por conta da conservação, é essencial observar e respeitar rigorosamente os procedimentos de limpeza de cada superfície e revestimento de uma fachada.

Isso vai fazer com que o imóvel conserve suas características únicas decorativas e arquitetônicas por muito mais tempo, garantindo que haja, assim, não só mais beleza, mas economia a longo prazo, evitando obras desnecessárias.

Quando se trata de limpeza de fachada, outros fatores decisivos também estão relacionados às variações climáticas da localização em que o imóvel está inserido.

Outras características ambientais também podem mudar tudo quando o assunto é a regularidade com que a fachada deve ser limpa.

Por exemplo: um local com muita movimentação de veículos exige mais dedicação da equipe de limpeza e manutenção.

Isso deve ser observado para que o cronograma de limpeza de fachada possa ser criado, levando em consideração que a fuligem e o pó acumulado da rua vai fazer com que a fachada suje mais rápido.

Já localidades em que as chuvas são bem irregulares exigem outras medidas a se considerar, como, sobretudo, a época em que costuma chover mais.

Assim, levando em conta essas variáveis, é possível fazer com que o investimento realizado para a limpeza de fachada tenha sua compensação.

Com limpezas tendo mais tempo de validade, por assim dizer, é possível não só economizar recursos financeiros, mas, sobretudo, garantir que nosso condomínio esteja sempre muito bonito!

Como é realizada a limpeza de fachada?

Como é realizada a limpeza de fachada?

Para a limpeza de fachada é possível utilizar diversas técnicas para conferir, ao mesmo tempo, condições de segurança para os colaboradores e alcance para a execução de um bom serviço.

Com os equipamentos corretos, é possível chegar até mesmo aos locais mais altos de um prédio aplicando técnicas de alpinismo industrial ou até mesmo fazendo a instalação de andaimes.

Assim, levando em consideração a avaliação preliminar do estado de conservação do condomínio, a necessidade de limpeza e a superfície a ser limpa é possível delimitar exatamente os materiais que serão utilizados e a forma de alcançar todos os locais a serem limpos.

Quais os cuidados necessários com segurança na lavagem de edifícios?

Quando o assunto é segurança, é essencial observar, sempre, quais são os principais riscos que a ação pode proporcionar ao colaborador que irá executar a tarefa.

Diante da análise de riscos, tudo o que for possível fazer para minimizá-los deve ser feito.

Assim, garantir o acesso a todos os equipamentos de segurança, a todos os recursos para que o colaborador esteja, ainda que em altura, confortável, é fundamental.

Para isso, sempre que for executar um serviço de limpeza que necessite alcançar grandes alturas, é recomendado buscar uma empresa especializada.

Uma empresa especializada em limpeza de fachada pode garantir todos os aparatos necessários para que seu prédio receba o melhor serviço e ainda garanta, ao mesmo tempo, a segurança dos seus colaboradores.

Qual a periodicidade ideal para limpeza?

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de definir a periodicidade ideal para a limpeza de fachada:

  • Regime de chuvas;
  • Localização do prédio;
  • Tipo de revestimento;
  • Grau de sujidade.

Essas quatro variantes podem definir, com precisão, o tempo de manutenção da limpeza do seu condomínio.

No entanto, é comum que se observe que as limpezas devem ser feitas a cada quatro anos em grandes cidades, onde há maior exposição à fuligem, por exemplo.

Mas é essencial ressaltar que esse tempo pode variar de acordo com outros fatores ambientais e o grau de exigência do próprio condomínio.

 

Limpeza predial

A limpeza predial é um dos chamados serviços extraordinários de um edifício, como, por exemplo, reformas que envolvem decoração e manutenções que não envolvem questões de segurança.

Portanto, recomenda-se sempre que esse tipo de limpeza seja determinado e aprovado por assembleia ordinária.

Como é um serviço que envolve a aplicação de altos valores, é fundamental que uma empresa capacitada seja contratada para executar o serviço.

Isso porque, para além do alto custo que pode representar para o condomínio, fatores como a conservação do imóvel também estão em jogo.

Além disso, há também fatores de segurança que devem ser calculados, evitando, portanto, que esse tipo de limpeza seja feita pelos colaboradores do condomínio, que não terão nem recursos e tampouco treinamento para esse tipo de serviço.

 

Fachada de loja

A fachada de loja, diferente da manutenção exigida por um prédio, requer mais atenção em relação à sua limpeza.

Sujeira e má conservação podem deixar para o seu cliente a impressão errada sobre seus serviços.

Portanto, é essencial que você tenha atenção e cuidado com sua fachada, sobretudo se ela for também a sua vitrine.

Para fazer a limpeza e a conservação da sua fachada, contrate uma empresa especializada.

É fundamental que ela faça um cuidadoso estudo dos seus materiais para poder utilizar os melhores produtos para a execução da sua limpeza.

Por que contratar uma empresa especializada em limpeza de fachada?

Quando se trata da limpeza de fachada é essencial contratar empresas que realmente saibam como tratar cada tipo de revestimento e, portanto, é ideal buscar por empresas que se voltem para a manutenção condominial.

Isso porque cada superfície exige atenção e cuidados específicos, que diferem entre si.

Por exemplo, os produtos utilizados para limpar vidros não devem ser, obviamente, aplicados em concreto ou pastilha hidráulica.

Não havendo atenção a detalhes mínimos como estes, manchas e corrosão podem aparecer, comprometendo, dessa maneira, os investimentos feitos pelo condomínio.

Sabe quem mais entende de conservação condominial? A Roche! Conheça agora nossos serviços para limpeza e conservação de edifícios e garanta os melhores serviços para seu condomínio!