Conheça 3 aplicativos para condomínio que ajudam na gestão

aplicativos para condomínio

Os aplicativos para condomínio podem ajudar em toda a gestão do seu tempo de trabalho, além de levar aos condôminos mais transparência.

Uma das maiores preocupações de um síndico sempre deve ser a de manter as contas em dia e sempre muito transparentes aos condôminos.

Além disso, contar com uma boa organização das demandas que chegam através dos vizinhos é essencial para que nada se perca pelo caminho. Nem quando são informações pertinentes à sua gestão, nem quando são pertinentes ao estatuto ou mesmo ao regimento.

Para nos dar uma força em relação a todas essas necessidades que surgem através do trabalho, alguns aplicativos são essenciais.

Hoje, alguns são capazes de armazenar e compartilhar informações relevantes a todos, criando uma comunidade virtual para discutir assuntos pertinentes ao condomínio. E outros ainda são parceiros perfeitos para registrar, organizar e ainda acompanhar todas as demandas da gestão do seu trabalho!

Conheça agora três aplicativos para condomínio e tenha cada vez mais controle e leve, sobretudo, mais transparência para seus vizinhos, através do compartilhamento de dados! 

Por que utilizar aplicativos para condomínio?

Você já utilizou algum aplicativo para fazer melhor controle do seu dinheiro, como um do seu banco?

Ou já utilizou algum aplicativo para fazer anotações sobre, por exemplo, as compras que devem ser feitas para a sua casa?

Esses são exemplos simples e claros sobre como eles podem nos ajudar a organizar nosso dia a dia, ainda mais quando ele é tão corrido, com tantas tarefas.

Na gestão de um condomínio, portanto, que funciona como a extensão do nosso lar, como poderia ser diferente? Por isso, conheça os 3 melhores aplicativos para condomínio a seguir:

aplicativos para condomínio
Os aplicativos podem auxiliar a gestão do condomínio

Os 3 melhores aplicativos para condomínios

1. Evernote e Keep como aplicativo para condomínio

O Evernote é um aplicativo já há muito tempo conhecido por ser essencial para a organização através de notas.

Elas podem ser feitas no seu smartphones e depois compartilhadas com outras pessoas ou acessadas através do tablet ou do computador.

O Evernote conta com, além das notas, fotos, áudio e vídeo, podendo sempre registrar e compartilhar tudo o que precisa, de alguma maneira ser lembrado, salvo ou armazenado.

Através do app, conseguimos também mais mobilidade, substituindo as cadernetas de anotações por um registro mais simplificado, que nos acompanha onde formos. Além do Evernote, outro aplicativo com funções semelhantes é o Keep, do Google.

Por ser parte da grade de serviços do gigante da Internet, o Keep está no ecossistema de todos os produtos do Google.

Assim, a usabilidade do aplicativo é intercambiável com o Drive, Documentos, Planilhas e até mesmo com o Gmail.

Conheça o Evernote clicando aqui. E conheça o Keep clicando aqui.

evernote gestão de condomínios
O Evernote é um aplicativo já há muito tempo conhecido.

2. Trello como plataforma de acompanhamento de atividades e organização

O Trello é uma das plataformas mais comuns para gerenciamento de projetos, por sua organização simples e muito completa.

Seja para o acompanhamento de rotinas ou mesmo para a organização financeira, a plataforma pode ser muito interessante para o gerenciamento de um condomínio.

Isso porque, com uma única conta, você pode criar colunas para acompanhar os passos de uma obra ou mesmo para o controle do orçamento. E, por ser absolutamente adaptável às suas necessidades, você consegue, com poucos cliques, um ambiente de trabalho super personalizado.

Basta criar a coluna, de acordo com a sua necessidade, e depois alimentá-la com cards, que depois podem ser movidos para outras colunas.

Conta de energia? Coloque um card na coluna a pagar, arraste para a coluna de pagos e ainda adicione comentários e a conta em pdf. Tudo isso no mesmo lugar, rápido e fácil!

Esse é um dos aplicativos para condomínio que você mais pode personalizar e adaptar às suas necessidades, ajudando a sua vida enquanto síndico e administrador!

Conheça o Trello clicando aqui.

trello gerenciamento de projetos de condomínios
O Trello é uma das plataformas mais comuns para gerenciamento de projetos

3. Interbind estreitando as relações de vizinhança e com a administração

O aplicativo Interbind não está focado na sua produtividade enquanto síndico, mas pode ser uma grande ferramenta para melhorar as relações de vizinhança em seu condomínio.

Ele funciona assim: você cadastra seu condomínio e fornece uma chave para que os moradores possam acessar o grupo.

Ali, trocas de mensagens podem ser feitas tanto entre os moradores e o síndico quanto entre os próprios moradores. Através delas, uma vizinhança mais colaborativa pode ser incentivada, como ajuda para regar as plantinhas de um vizinho enquanto ele está viajando.

São pequenas propostas que podem ajudar a melhorar a convivência do condomínio, como um todo, e ainda solucionar, por meio da assistência mútua, pequenos problemas do dia a dia.

A sua utilização é fácil e auto-gerenciável: precisa de alguma coisa? Publique e aguarde respostas dos seus vizinhos. Pode ajudar em alguma coisa? Responda, combine e agende da melhor forma o seu auxílio.

Conheça o aplicativo Interbind e descubra as suas funções para síndicos, portaria e administradora.

Interbind condomínios
O Interbind pode ser uma grande ferramenta para melhorar as relações de vizinhança em seu condomínio.

Como começar a implementar o uso de aplicativos de condomínio em minha rotina?

A organização é uma virtude e é primordial conservarmos a documentação do nosso condomínio sempre em dia.

Assim, antes de começar a utilizar aplicativos de condomínio é essencial que você analise e estruture a forma que serão utilizados. Isso porque é importante que você sempre pense nos próximos síndicos e também em seus respectivos conselhos, que sempre devem ter acesso à toda documentação.

Então, antes de começar a pesquisar qual será o melhor aplicativo de condomínio a ser adotado, faça algumas considerações:

  • Qual o nível de afinidade que os seus conselheiros tem com a tecnologia?
  • Como são organizados, atualmente, os documentos do seu condomínio?
  • De que forma você, atualmente, armazena a documentação?

A partir dessas respostas será possível começar a traçar um plano:

  • Se seus conselheiros já têm bastante afinidade com a tecnologia, invista em sistemas de organização em forma de planilhas ou cards;
  • Atualmente, se a documentação é essencialmente física e, mesmo assim, tem fácil acesso a todos que a buscam, replique a mesma organização em sistemas digitais;
  • Se você tiver scanners ou impressoras, organize a documentação em ambiente virtual para que ela sempre fique acessível a todos. Use discos virtuais para isso.

Conclusão

A tecnologia pode ser um elo importante para o seu trabalho, aproximando os moradores e tornando a sua gestão mais colaborativa.

Use-a a seu favor e, sobretudo, transforme as relações em seu condomínio!

Assim, certamente, é possível afirmar que vocês desfrutarão de uma vida comunitária muito mais prazerosa.

Gostou das informações e dos aplicativos de condomínio que recomendamos? Certamente, você encontrará um que cabe perfeitamente em sua rotina administrativa, para torná-la ainda mais fácil e dinâmica!

Quer receber uma assessoria completa para ser sua parceira na administração do seu condomínio? Fale agora mesmo com nossos consultores!