7 vantagens da portaria virtual durante a pandemia de Coronavírus

portaria virtual

As vantagens da portaria virtual são inúmeras e trazem mais segurança para o seu condomínio, em especial agora, em que vivemos a pandemia de novo Coronavírus

Adotar um sistema de portaria virtual traz grandes benefícios para o seu condomínio.

Quando implementamos o sistema, substituímos o porteiro por um sistema remoto, capaz de controlar através de câmeras e sistemas de transmissão de voz tudo o que acontece na portaria.

No entanto, o trabalho do porteiro não muda com a portaria virtual.

O controle de pessoas que entram e saem do condomínio, a comunicação com os moradores e com os visitantes continua sendo feito da mesma forma, mesmo sem o porteiro estar ali fisicamente.

Como funciona uma portaria virtual?

Uma das principais vantagens da portaria virtual se concentra em fazer o controle das entradas e saídas dos moradores e dos seus visitantes de forma remota.

Para que isso seja feito, é essencial que um sistema de câmeras seja instalado, bem com um que forneça suporte de voz nas duas pontas.

Assim, tanto o morador e o visitante quanto o porteiro podem se comunicar, ainda que não haja, ali, um funcionário do condomínio.

A conexão entre a portaria, o morador ou o visitante é feita diretamente através da Internet.

Portanto, para além dos equipamentos que mencionamos, um link dedicado exclusivamente para a portaria também é fundamental.

7 vantagens da portaria virtual

portaria virtual

As vantagens da portaria virtual, uma vez instalada, são rapidamente percebidas pelos moradores e pela administração do condomínio.

Quer conferir quais são? Vem ver!

1 – Redução de custos com pessoal

A redução com os custos de pessoal é uma das principais vantagens da adoção de um sistema de portaria virtual.

Isso porque, quando contratamos esse serviço, contratamos uma empresa terceirizada para que ele seja feito.

Assim, ainda que os custos iniciais referentes ao contrato e à instalação dos equipamentos necessários, é importante observar que a sua amortização é bem rápida.

2 – Evitar que mais pessoas precisem se deslocar para o condomínio

As vantagens da portaria virtual também podem ser observadas quando pensamos sobre a necessidade de deslocamento dos funcionários do condomínio.

Em época de pandemia do novo Coronavírus, é essencial reduzir ao máximo a circulação de pessoas pelas cidades.

Com a portaria virtual, certamente a necessidade de um porteiro se deslocar até ao ambiente de trabalho é nula.

3 – Menos pessoas estarão circulando no condomínio

Com menos pessoas circulando no condomínio também temos mais segurança, sobretudo porque diminuímos a chance de contágio.

Isso se aplica tanto a quem trabalha quanto a quem mora no condomínio.

Diminuindo o trânsito tanto nas cidades quanto nas áreas comuns o risco de transmissão do novo Coronavírus cai potencialmente.

4 – Aumento da segurança e controle

Portaria virtual: Aumento da segurança e controle

 

As principais vantagens da portaria virtual tangem à segurança e à proteção dos moradores, que se torna mais eficaz quando não há o envolvimento emocional ou físico dos funcionários.

Quando utilizamos os serviços de uma portaria virtual, em caso de qualquer ação criminosa, com o devido distanciamento é possível assumir posturas mais coesas com a segurança.

Assim, conseguimos acionar rapidamente os serviços de segurança, travar remotamente entradas e, assim, prevenir ações que podem colocar em risco a saúde e a vida dos moradores.

5 – Redução de custos com pessoal

Além da folha de pagamento dos funcionários do condomínio, que exige, a cada 24 horas de trabalho, pelo menos quatro porteiros, temos outras vantagens da portaria virtual associadas aos custos com pessoal.

Além desses custos que são rapidamente absorvidos, temos também a redução dos custos de risco da contratação, que tangem a eventuais processos trabalhistas ou eventuais licenças.

6 – Redução de erros humanos nas portarias

Liberações de pessoas feitas de forma incorretas são comuns quando estamos em uma portaria presencial.

No entanto, quando essa verificação é feita à distância, excluímos o fator emocional que a presença de um indivíduo, em nossa frente, pode proporcionar.

Se não temos, portanto, a entrada expressamente liberada por parte do morador, rapidamente podemos recusar o visitante sem incorrer em pressões ou tentativas de convencimento.

Ainda há também a possibilidade de cada morador sempre manter uma lista atualizada dos indivíduos que são automaticamente liberados.

Assim, agilidade e segurança também formam juntas uma das principais vantagens da portaria virtual.

7- Disponibilidade da portaria 24 horas

central de portaria virtual

A portaria virtual também conta com mais um aspecto positivo: temos vários porteiros à disposição do condomínio 24 horas, sem alterar o custo para o cliente com pagamentos de adicionais noturnos e outros.

Essa é uma das vantagens da portaria virtual que podem ser decisivas para a sua contratação.

Coronavírus: Como a portaria virtual auxilia os condomínios?

portaria virtual em tempos de coronavírusQuando tanto se fala de distanciamento social, de quarentena e de necessidade em manter a higienização constante das mãos e dos ambientes, logo se percebe mais uma vantagem da adoção da portaria virtual.

Com menos gente trabalhando no condomínio e sem pessoas circulando na cidade, certamente contribuímos ativamente para a redução do pico de contágio do novo Coronavírus.

Qual é o custo médio da implementação de uma portaria virtual?

O custo de implementação da portaria virtual sempre deve ser analisado a partir dos seus principais ganhos em relação à folha de pagamento do condomínio.

Com ela, temos:

  • Aumento da segurança jurídica da administração condominial;
  • Aumento no nível de segurança em controle de acesso
  • Cadastramento completo de todos os moradores (item muito importante para apartamentos que são locados).
  • A previsão de um porteiro para cobertura de férias ou folguista não é necessária;
  • Não há a necessidade de pagar benefícios;
  • Redução dos custos trabalhistas
  • Não necessidades de custos de recrutamento e seleção.
  • Aplicativo exclusivos onde são disponibilizados diversas facilidades aos moradores

Assim, podemos notar rapidamente que há um enorme ganho em relação à contratação de funcionários.

Com a portaria virtual, os custos funcionais são dirimidos a partir do contrato feito com a empresa terceirizada, a qual, sim, responde pelos funcionários e arca com os riscos da operação.

Conclusão

As vantagens da portaria virtual são muitas, sobretudo quando pensamos nas questões relacionadas à segurança que ela proporciona.

Também considerando a relação com a diminuição de custos com a manutenção da folha de pagamentos temos uma grande vantagem, ainda mais quando levantamos os riscos trabalhistas.

Já quando observamos a atual crise de saúde pública causada pelo novo Coronavírus, contar com uma portaria remota aumenta, ainda mais, a segurança dos moradores.

Isso porque, com a diminuição da circulação de pessoas, tanto nas cidades quanto no próprio condomínio, seguimos também as recomendações das autoridades de saúde.

Ficou interessado em utilizar os serviços da portaria virtual em seu condomínio?

Fale com um dos nossos consultores e aproveite para conhecer mais sobre os nossos serviços que podem otimizar, ainda mais, seu condomínio.